Buscar

Impacto Ambiental causado pelo descarte de resíduos de Reformas

Atualizado: Jul 6

Neste post vamos te explicar a importancia de nossos atos e ações para ajudar a diminuir o impacto que causamos em nossas obras e reformas.



Em primeiro lugar devemos entender quem são os GERADORES DE RESÍDUOS das Reformas:


1º PROPRIETÁRIO(A) DO IMÓVEL: solicita intervenções que deseja para implantação de novo escopo.

2º ARQUITETO(A) DO PROJETO: especifica quais e como serão executadas as intervenções.

3º ENGENHEIRO(A) DA OBRA: gerencia a execução das intervenções.

4º CONSTRUTORA / PEDREIRO: executor das intervenções.

5º EMPRESA DE LOCAÇÃO DE CAÇAMBA: coleta, transporte e descarte.

6º PROFISSIONAIS INFORMAIS: coleta, transporte e descarte.


Podemos dizer que todos citados são geradores e responsáveis pela destinação correta dos resíduos, porém o mais comum é que esta responsabilidade seja transmitida para o próximo, não sendo uma preocupação de onde chegará estes resíduos.


Mas como responsáveis devemos todos nos preocupar, procurando entender como melhorar os processos e contratações. Afinal, temos que nos responsabilizar por todos atos que realizamos.


Por que é tão importante sabermos a procedência e certificações da empresa de caçamba a ser contratada?

É importante verificar, antes de contratar o serviço, a lista das empresas cadastradas pela administração municipal, porque somente as regularizadas podem descartar o entulho em aterros de resíduos da construção, dando disposição final ambientalmente adequada aos materiais.


Quem contrata o serviço de caçambas deve exigir?

- Que a empresa seja cadastrada na Autoridade Municipal de Limpeza Urbana;

- Contrato da empresa que demonstre claramente a responsabilidade do transportador pela correta destinação do entulho em áreas licenciadas de transbordo e triagem ou aterros licenciados de resíduos da construção;

- Uma via do registro do Controle de Transporte de Resíduo (CTR), documento comprobatório de que o entulho foi entregue em área licenciada para a destinação adequada dos resíduos da construção.

Se o gerador agir dessa forma, estará fazendo a sua parte para colaborar com a construção de uma cidade mais bonita e evitará ser responsabilizado pela deposição irregular de entulho na cidade;


Com isso conseguimos entender o qual necessário é verificar as procedências das empresas a serem contratadas pelo descarte, caso contrário você estará contribuindo com a DEPOSIÇÃO IRREGULAR DE ENTULHO.


E é exatamente este ponto que queríamos chegar no tema de hoje, abordar as consequências decorrentes deste DESCARTE IRREGULAR.


Como ocorre o descarte irregular?

As empresas sem cadastro na Autoridade Municipal de Limpeza Urbana ou até mesmo pessoas que realizam o transporte em carroças ou veiculo próprio possuem um valor diferenciado o que pode ser atrativo, pois a obra gera um custo alto para sua execução, acarretando desta forma cerca de 80% dos descartes de obra sendo realizados irregularmente.


Estas pessoas por não terem licença de transbordo nos aterros da prefeitura, acabam levando os resíduos para locais inapropriados como vias públicas, praças, terrenos públicos e privados, além de córregos, bocas de lobo e galerias pluviais.


Decorrente do descarte irregular, quais são os principais Impactos Ambientais?

Com o acumulo de descarte incorreto traz prejuízos em todos os níveis para a sociedade, pois além de poluir o meio ambiente, pode levar à enchentes e deslizamentos de construções ou ser um vetor para doenças como dengue, febre amarela e um chamariz de insetos e roedores.


Relóco

"Seja responsável e verifique o destino de seu descarte".
2 visualizações0 comentário