Buscar

Colabore com a Economia Circular, através da diminuição do Impacto Ambiental

Atualizado: Jul 6

Vamos iniciar hoje com uma reflexão ou piada se preferir:

Quando um planeta encontra com outro planeta,

O planeta 1 diz para o planeta 2: “Ei, você está horrível”,

e o planeta 2 diz: “Sim, eu sei, estou com Homo sapiens”.

O planeta 1 réplica: “ Não se preocupe, eu já tive. Logo desaparecerá”.






Esta reflexão foi tirada do no livro “Cradle to cradlecriar e reciclar ilimitadamente, não sei se já ouviu falar, mas é um livro de autoria do arquiteto William Mcdonough e do químico Michael Braungart e sua tradução literal significa “do berço ao berço”, ele apresenta meios de fechar o ciclo das cadeias produtivas no mesmo formato em que os ciclos da natureza ocorrem, onde o lixo/descarte não existe, tudo é reaproveitado e o fim de um ciclo é o início de outro. Desta forma o que seria resíduo passa a ser nutriente que realimenta o início de outro ciclo.


E a reflexão inicial é na verdade uma grande provocação para uma transformação da mentalidade do mundo atual para um olhar a escassez de recursos naturais da qual nos aproximamos rapidamente.


Assim damos início ao tema de hoje: Economia Circular.


Este livro citado inicialmente está diretamente ligado ao conceito da economia circular, então vamos a uma explicação sobre o que é a economia circular?


Antes de falar da economia circular, devemos entender a economia em que a sociedade atual em sua maioria ainda prática, que é a economia linear:

Onde há a extração dos recursos naturais para sua utilização e transformação para produção de produtos, após são distribuídos para consumo e depois de consumi-los acabamos descartando, tornado-os resíduos. Finalizando sua vida útil sendo considerados como lixo.


economia circular visa a reconstrução deste modelo partindo dos princípios da sustentabilidade.


E para uma melhor compreensão e entendimento a sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Assim se formou a economia circular, onde tem por finalidade acabar com o fim do ciclo da economia linear de descarte, tendo como princípio o reaproveitamento dos resíduos para sua reutilização seja possibilitando o aumento da vida útil do produto onde mais pessoas podem utilizá-los para mesma função ou através de captação para torná-lo insumo e produzir novos produtos.


E este livro “Cradle to Cradle” veio para auxiliar, mostrando como é necessário ter um novo olhar para todo o processo de produção e consumo de produtos, exemplificando como algumas empresas já estão revendo seus modelos de criação a partir de fontes renováveis. E ensinando os consumidores a utilizá-las de forma correta para que seja possível sua reutilização para refazer os produtos, após consumo do mesmo.


Frase tirada do livro que deve permear nossa vida e nossas atitudes:

“Não se trata de “salvar” o planeta, mas de aprender a viver nele”.


O importante é entendermos que todos temos papéis fundamentais para que este modelo de economia circular aconteça. Desde o fabricante em trazer produtos passíveis de reutilização pós consumo, os profissionais/lojistas de aprender distinguir dos demais produtos, oferecendo a seus clientes escolhas mais conscientes e sustentáveis, os consumidores em procurar e cobrar por produtos neste formato e até aprender como devem ser utilizados corretamente para que sejam passíveis de reutilização para produção de novos produtos.


Relóco

Pense como pode rever seus ciclos de uso para que não ocorra os descartes!!! E assim transformamos a economia linear em circular.
O que nosso processo da Relóco tem em nosso DNA!!!


1 visualização0 comentário